A MOBI.E electric tour prossegue no norte de Portugal, com a demonstração das capacidades do Peugeot iOn e da rede nacional de postos de carregamento eléctrico esta quinta-feira, 5 de Maio, no Porto.
A 6 de Maio, a digressão chega a Vila Nova de Gaia, passando ainda por Braga, Guimarães, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, e terminando em Portalegre, onde permanece até 28 de Maio.
Segundo o site Ciência Hoje, a campanha do MOBI.E, consórcio responsável pelo projecto nacional de mobilidade eléctrica, e da Peugeot está a demonstrar aos portugueses que «as preocupações com a mobilidade eléctrica não têm razão de ser».
Maria João Rocha, representante do MOBI.E, disse ao CH que o objectivo do roadshow é «sensibilizar as pessoas e dar-lhes um maior conhecimento e contacto com a mobilidade eléctrica», de forma a alterar ou minimizar algumas ideias pré-concebidas em relação ao assunto e que «não têm razão de ser».
«As pessoas ainda têm algum receio e insegurança porque acham que os carros têm uma bateria limitada e que podem ficar pelo caminho», ideias que «não correspondem à realidade», dado que a autonomia das baterias actualmente comercializadas, próxima dos 150 quilómetros, cobre a distância que os cidadãos portugueses fazem diariamente, em média, nas suas deslocações.
Quanto à adesão dos consumidores à rede MOBI.E, Maria João Rocha admite que está a ser lenta, considerando que poderá disparar com a previsível redução gradual dos preços dos automóveis comercializados e o incremento das campanhas de sensibilização.