Táxis eléctricos entram ao serviço na China

Do Jornal do Brasil: Táxis elétricos já estão cruzando as ruas de um dos países mais poluentes do mundo, a China, informou a agência EcoDesenvolvimento. Dos 5 mil veículos verdes previstos para entrarem em circulação até 2012, 50 já estão transportando passageiros pelo distrito de Yanqing, perto de Pequim, como afirmou a Xinhua, agência oficial da China.

A economia que estes táxis elétricos trarão será da quantia de US$ 4,5 mil em combustível de veículo, gerando uma economia de cada unidade equivalente à plantação de 1,1 mil árvores, segundo informaram as autoridades do trânsito chinês .

O projecto em marcha em Yanqing, subúrbio de Pequim, é apenas um passo no plano chinês de incentivo aos carros elétricos. A China confirmou que pretende lançar 5 milhões destes carros até 2015, e que, já em 2020, esses 5 milhões estarão nas vias dos país.

Para carregar a bateria de todos esses carros, o governo estima implantar ainda cerca de 10 mil postes carregadores de energia. As autoridades prometem estimular também os consumidores a comprarem os veículos híbridos ou elétricos, de tecnologias limpas, para tentar reduzir as emissões de CO2 dos milhões de carros de combustível que circulam por essa nação.