5 dicas para um computador mais rápido

Aqui estão cinco dicas úteis e fáceis de seguir para melhorar o desempenho de um computador lento com Windows:

Correr apenas os programas essenciais

Básico e eficaz: Fechar as aplicações desnecessárias. Se está a utilizar o Word, dificilmente necessitará de ter o Excel aberto ao mesmo tempo. Para quê abrir o Media Player, o MSN e três browsers ao mesmo tempo? É claro que isso vai prejudicar o desempenho do computador. Se algum programa insistir em não fechar, encerre-o através do task manager (gestor de tarefas). No trabalho, se possível, consulte o email através de webmail (no browser) e não no Outlook. Pergunte como aos técnicos informáticos da sua empresa.

Desinstalar aplicações não utilizadas

O computador vem originalmente com dezenas de aplicações e programas, e é bastante provável que jamais abra metade destes. Desinstale os desnecessários através do Painel de Controlo.

Desinstalar add-ons

Navegar na internet pode tornar-se lento com um browser repleto de add-ons e barrinhas e acessórios. No Internet Explorer e no Firefox, vá a Ferramentas, Add-ons e desactive os desnecessários. No Chrome, botão direito do rato sobre os ícones dos add-ons e ‘disable’.

Temporizar o antivírus

Correr o antivírus regularmente é uma boa política, mas tem custos de eficiência. Programe o scan para horas em que não use o computador: durante a noite se se deita cedo, durante a tarde se está a trabalhar fora, ao final da tarde enquanto cozinha o jantar.

Upgrade de hardware

Se está disposto a dispensar algum dinheiro, faça um upgrade de memória RAM (será melhor recorrer a um técnico especializado).

Fonte: Tecca