Cinco sites de saúde credíveis

Como procurar informação médica credível na internet? A quantidade de sites sobre doenças nem sempre se traduz em qualidade e apenas multiplica receios e preconceitos junto do público.

«Como na maior parte das vezes os pacientes fazem a pesquisa por sintomas, muitas das vezes as pessoas começam a construir um diagnóstico emocional à volta da sua própria doença que os leva para caminhos dramáticos», explica o médico português Fernando Mendonça, entrevistado esta quarta-feira pela SIC.

«Por exemplo, se uma pessoa procurar a palavra 'tosse seca', pode ir para a um tumor no pulmão, e quando chega ao médico este tem de desmontar toda esta construção», acrescenta.

Esta confusão «torna a consulta um bocadinho mais complicada», admite. Tanto mais que «o tempo de consulta é cada vez mais curto e «os médicos não têm tempo de se explicar bem aos doentes».

É por isso necessário saber onde procurar informação clínica relevante. Fernando Mendonça apresentou uma lista de sites médicos credíveis onde os doentes podem aprender mais sobre sintomas e patologias:

Portal da Saúde - Ministério da Saúde (Portugal) - «Tem a desvantagem de ter muita informação institucional, mas contém uma enciclopédia da saúde», afirma o médico Fernando Mendonça. Aqui fica o link directo para a Enciclopédia da Saúde.

Infocancro - Sobre cancro e doenças oncológicas. Um site da farmacéutica Roche «muito bem estruturado», segundo o médico português. De consultar ainda o portal de saúde da Roche.

Sosbexiga.com - Um site sobre infecções urinárias administrado por médicos qualificados.

Respirasaude.com - Este site sobre doenças respiratórias «é um bom auxiliar até para o próprio médico», afirma o clínico português. Tanto o Respira Saúde como o SOS Bexiga foram criados pela farmacêutica OM Pharma.