Apple: O iPhone 5... é afinal o iPhone 4S

Inteligência artificial, um novo sistema operativo, um chip igual ao do iPad 2 e iCloud. Estas são as novidades que chegam com o iPhone 4S, uma versão melhorada do actual telemóvel (celular) topo de gama da Apple, que adiou a apresentação do tão esperado iPhone 5.



O iPhone 4S, que de aspecto é igual ao iPhone4, terá um chip A5 com duplo núcleo, o mesmo do iPad 2, e melhor recepção de sinal, qualidade do som e velocidade de downloads.

O novo smartphone da linha iPhone foi apresentado na Califórnia pelo vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller, num evento dirigido por Tim Cook, actual CEO da empresa, que substituiu Steve Jobs em Agosto. Jobs encontra-se gravemente doente com cancro no pâncreas.

Entre as novidades do iPhone 4S está uma câmara fotográfica e vídeo de 8 megapixels, maior sensibilidade à luz e captura de imagens mais rápida, capaz de realizar reconhecimento de rosto. Os vídeos serão gravados em resolução Full HD (1080p de definição). A câmara do 4S tem um estabilizador de imagem e um redutor de ruído.

Outro avanço do 4S é a maior autonomia da bateria, capaz de suportar 8 horas de conversação, 10 horas de vídeo e 40 de música.

Reconhecimento de voz

Mas talvez a maior novidade seja o Siri, uma antiga app de reconhecimento de voz que a Apple comprou e integra agora no software do iPhone 4S. Agora, o utilizador pode perguntar, por exemplo, qual o estado do tempo, iniciando com a sua voz uma app de meteorologia. Também será possível inserir uma nota na agenda, programar o despertador do iPhone, 'googlar' um restaurante, enviar uma mensagem de texto sms e realizar uma chamada telefónica.

Espera-se que o Siri - que é apresentado como um verdadeiro sistema de inteligência virtual e como um assistente privado no iPhone 4S - seja pelo menos um pouco melhor que outras apps de reconhecimento de voz como Dragon Dictation e Dragon Search, actualmente disponíveis para iPad e iPhone, que geram erros frequentes (digamos que é necessário ter uma pronúncia e dicção mais que perfeitas para que o Dragon entenda a mais simples das palavras. ah, e gritar bem alto).

O novo iPhone 4S estará disponível em branco e preto, com 16, 32 ou 64 GB. Chegará primeiro aos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Alemanha e Japão já a 14 de Outubro. Até final do ano, o iPhone 4S estará disponível em 70 países.

iPhone 5 adiado, Apple faz outros anúncios

Quem seguiu a apresentação do iPhone 4S no Mashable, Wired ou CNET não deixou de reparar na desilusão dos jornalistas, que aguardavam a apresentação do iPhone 5. No entanto, a Apple a versão final do sistema operacional iOS 5, que será integrado no próximo telemóvel (celular) da empresa norte-americana. O novo sistema operativo conta com mais de 200 novos recursos, incluindo a capacidade de actualização de software via nuvem (cloud), sem a necessidade de sincronizar iPad, iPhone e iPod com um computador. Os donos dos iPhone 4 e 3GS, iPad 1 e 2 e iPod Touch poderão actualizar o software para o iOS 5 gratuitamente.

E com esta nova plataforma, chega o iCloud, um pacote pacote de serviços na nuvem que vai possibilitar o armazenamento de dados em servidores remotos da Apple, que podem ser recuperados a qualquer momento com o auxílio de um dispositivo, móvel ou não, que esteja conectado à internet. O serviço também inclui a possibilidade de comprar, ou alugar, filmes e músicas que podem ser reproduzidos em tempo real, sem a necessidade de utilizar um disco para armazená-los.

FONTE: TVI24