Lista: As piores colisões aéreas

Se imaginar a queda de um avião já afasta muitas pessoas dos ares, pense numa colisão a alta velocidade entre duas aeronaves. A boa notícia é que são eventos tão raros que a lista de todos as colisões aéreas relevantes dificilmente preencheria uma folha A4:


Índia, 1996, 349 mortos - Um Ilyushin Il-76 da Kazakhstan Airlines (Cazaquistão) colidiu com um Boeing 747 da Saudi Arabian Airlines (Arábia Saudita) sobre Charkhi Dadri, Haryana, Índia. Os dois aviões estavam prestes a aterrar em Nova Deli quando chocaram nos céus. Uma investigação responsabilizou o piloto cazaque, que estava a uma altitude inferior à indicada pela torre de controlo e ignorou repetidos alertas de colisão iminente.

Ucrânia, 1979, 178 mortos - Dois Tupolev Tu-134 da Aeroflot colidem sobre a Ucrânia soviética depois do controlador aéreo ter dado sinal de colisão iminente. Um dos pilotos não terá ouvido o aviso, mas o técnico pensou ter recebido uma resposta afirmativa - na verdade, tinha ouvido um som proveniente de um terceiro avião. Dezassete jogadores de futebol do Pakhtakor de Tashkent (Uzbequistão) morreram no acidente.

Croácia, 1976, 176 mortos - Erro do controlador aéreo provoca colisão entre um Trident 3B da British Airways que ligava Londres a Istambul e um DC-9 da Inex-Adria que transportava turistas alemães de Split para Colónia. Os aviões caíram nas proximidades de Vrbovec, arredores de Zagreb, na então república jugoslava da Croácia.

Japão, 1971, 162 mortos - Um avião da Força Aérea Japonesa choca com um Boeing 727 da ANA perto de Shizukuishi.

Líbia, 1992, 159 mortos - MiG-23 embate com um avião das linhas áreas líbias quando ambos estavam prestes a aterrar em Tripoli.

Brasil, 2006, 154 mortos - Um jacto privativo Embraer Legacy embate num Boeing 737 da GOL. O avião brasileiro despenha-se na selva, 200 km a leste de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso, e nenhum ocupante sobrevive ao desastre. A aeronave mais pequena conseguiu aterrar em segurança na base militar de Brigadeiro Velloso. Diversos inquéritos dividiram a culpa entre a tripulação do Legacy e o controlo aéreo brasileiro.

EM TERRA: Espanha, 1977, 583 mortos - Este seria o mais terrível e mortífero caso de colisão aérea, não tivesse ocorrido em pista. Dois Boeing 747, um da KLM holandesa e o outro da PanAm, colidiram no aeroporto Los Rodeos (actual Tenerife Norte, Canárias) devido a erro dos pilotos, do controlo aéreo e ao intenso nevoeiro que se fazia sentir no momento do acidente. A playmate e modelo pin-up Eve Meyer foi uma das vítimas mortais.

Fonte: Wikipédia