Gaia inaugura estação de abastecimento rápido de veículos eléctricos

De Mobi-e: A primeira bomba de abastecimento rápido para veículos eléctricos foi inaugurada no final de Dezembro de 2010 em Vila Nova de Gaia, Portugal, fruto de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Gaia e a empresa Prio Energy (participada do grupo Martifer). Integrado na rede MOBI.E, o centro auto-eléctrico de Vilar Andorinho, junto à EN 222, dispõe de um sistema Fast Charge Drive Through, que funciona como uma ilha de abastecimento para o carregamento rápido de veículos eléctricos.

«Já existem em muitas cidades pontos de carregamento, mas aquilo que vamos ter agora aqui é uma ilha de carregamento rápido (Fast Charge), com sistema de drive through, isto é de passagem», explicou Belmiro Torres Couto, gestor de projectos do veículo eléctrico na Prio e administrador da Park Charge.

Nos pontos de carregamento rápido (com energia verde e emissões zero) será possível em 10 minutos «carregar [um veículo eléctrico] com 10kw/hora o que permite andar, pelo menos, 60 quilómetros», destacou.

Segundo o portal IOL, Torres Couto referiu também que os carros eléctricos, além de garantirem um sistema de mobilidade ecológico e silencioso, são baratos: "Embora, no início, o carro possa apresentar um custo elevado, a longo prazo, será mais barato, já que o preço da energia ficará a 10% do preço dos combustíveis líquidos. Além disso, o carro eléctrico vai, muito brevemente, ser produzido em massa, o que terá como consequência a diminuição do seu preço".

Tal como refere o portal IOL, o gestor adiantou ainda que a «Prio Energy tem já um plano de expansão nacional através da sua empresa operadora Park Charge» que a nível nacional irá instalar cerca de«100 pontos de carregamento distribuídos por superfícies comerciais, áreas de serviço, edifícios de escritórios, condomínios e residenciais».

O plano de expansão, já em curso, irá resultar num investimento de «cerca de cinco milhões de euros na tecnologia de carregamentos» até ao final do ano.