VIDEO: Portugal apresenta Mobi.e e MobiCar em Abu Dhabi


A rede de mobilidade eléctrica Mobi.e e protótipo do primeiro veículo eléctrico de tecnologia portuguesa, o MobiCar, estão em destaque na World Future Energy Summit 2011, o maior evento mundial no sector da energia, que decorre por estes dias, entre 17 e 20 de Janeiro, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.

Texto de Mobi.e e vídeo da RTP:


Soluções portuguesas na 'montra' mundial de Abu Dhabi

Na maior feira internacional de energia, que decorre de 17 a 21 de Janeiro em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), a aposta de Portugal nas energias renováveis e na mobilidade eléctrica foi sublinhada pelo primeiro-ministro José Sócrates.



No discurso de abertura da World Future Energy Summit (WFES), o primeiro-ministro português lembrou que o país conta com"um dos maiores parques fotovoltaicos do mundo e um dos programas mais ambiciosos na área das energias renováveis". O investimento no sector atraiu para Portugal"as maiores empresas de energia solar, hidrica e eólica", afirmou José Sócrates, que considerou que a aposta é importante não só para o ambiente como para o crescimento económico.

"Portugal é reconhecido nesta área como líder, em resultado das reformas dos últimos seis anos nas energias renováveis, na eficiência energética, na mobilidade eléctrica, na construção sustentável e em smart grids", declarou o primeiro-ministro. "Somos exemplo de como é possível fazer reformas e ter resultados em pouco tempo", defendeu.

Sócrates falou ainda do futuro, afirmando que Portugal tenciona criar em Évora uma smart city semelhante a Masdar. A cidade no emirado de Abu Dhabi, em construção, é a primeira do mundo com zero emissões poluentes, através de projectos inovadores de eficiência energética e mobilidade eléctrica.

Após a cerimónia de abertura, o xeque Khalifa bin Zayed, anfitrião do evento, visitou em primeiro lugar o pavilhão de Portugal, onde estão presentes empresas nacionais como a EDP, Efacec, Eneida, Amorim Isolamentos, Solar Plus, Martifer Solar, Novabase, CEIIA,Tekever, a Janz e o Instituto de Soldadura e Qualidade, entre outras entidades.

Em busca da internacionalização em Abu Dhabi

É o maior evento mundial do sector energético e uma oportunidade única para a internacionalização de empresas e soluções nacionais na área. Mobi.e, CEIIA, Efacec e Novabase estão na WFES de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para celebrar novas parcerias além-fronteiras, numa altura em que um mundo em crise se reinventa e investe na sustentabilidade.

"A presença do Mobi.E no WFES representa essencialmente uma oportunidade para apresentar a nossa solução para a mobilidade eléctrica aos principais players da energia, uma vez que nesta feira estarão presentes milhares de CEO de grandes empresas deste sector", explica João Dias, responsável do Gabinente de Apoio à Mobilidade Eléctrica (GAMEP).

A organização do evento em Abu Dhabi não acontece por acaso. "Abu Dhabi está, de forma muito inteligente, a utilizar as receitas da exploração de petróleo para desenvolver uma economia energeticamente sustentável. Daí ser natural que as autoridades e empresas dos Emirados possam demonstrar interesse por projectos pioneiros a nível mundial como o Mobi.E", considera João Dias, que cita o exemplo de Masdar. As autoridades dos Emirados estão a construir naquele local a primeira cidade do mundo com zero emissões de carbono.

O responsável português afirma que o Mobi.e pode assumir um importante papel na estratégia dos Emirados: "Não existe a nível mundial nenhuma outra solução tão avançada como o Mobi.E que permita tornar a mobilidade eléctrica uma realidade no curto prazo. O Mobi.E encaixa perfeitamente na estratégia de Abu Dhabi de ter o state of the art das tecnologias da sustentabilidade".

O CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel), por seu turno, leva a Abu Dhabi o Mobi.Car, o primeiro automóvel eléctrico de tecnologia portuguesa. O CEIIA está no Médio Oriente tanto para apresentar soluções nacionais como para "identificar projectos que estão a ser criados noutras partes do mundo e, eventualmente, desenvolvê-los em Portugal".

"Apesar de estarem a passar um momento difícil, a crise nos Emirados Árabes Unidos é muito mais suave do que a que se passa em Portugal. Além disso, o sector automóvel, uma das principais áreas de negócio do CEIIA, continua a ser uma indústria onde os EAU apostam fortemente, e nos últimos anos têm procurado novas soluções de mobilidade", aponta o director comercial Alexandre Teixeira. "É precisamente em Abu Dhabi que estão sediadas várias empresas de Fórmula 1", exemplifica o responsável.

A presença no emirado é, por isso, obrigatória. "Estamos a falar de uma das maiores feiras de energia do mundo, onde é possível ter uma grande exposição internacional e por onde, só no ano passado, passaram cerca de 4 mil CEO'S, com poder de decisão e selecção dos projectos onde querem apostar", recorda Alexandre Teixeira.

Para empresas como a Novabase, a presença em Abu Dhabi vai além de uma oportunidade de negócios no Médio Oriente. "A WFES é um evento à escala planetária. Nele estarão presentes os principais actores do mercado da energia e nele se discutem as problemáticas ligadas às diversas fontes de energia e tecnologias, numa perspectiva verdadeiramente global", descreve Luís Lobo.

A empresa tecnológica decidiu em anos recentes investir em força em campos de forte desenvolvimento como o das smart grids e da mobilidade eléctrica. "Estas duas áreas atingiram um patamar de desenvolvimento tal, que permite à Novabase considerar a exploração de mercados internacionais. Como resultado da presença neste evento, esperamos resultados em termos de novas parcerias e, possivelmente, o estabelecimento de contactos com potenciais novos clientes", afirma o responsável.

A Efacec aposta em Abu Dhabi no reforço da internacionalização, num momento em que os seus negócios externos "representam já mais do que actividade em Portugal".

"Esse facto, que deriva de uma aposta estratégica definida há alguns anos, leva a que tenhamos todo o interesse em estar presentes numa feira deste tipo, pois a energia é uma das nossas principais actividades", explica Pedro Silva, director da Efacec.

Em Abu Dhabi, a aposta vai para a inovação. "Seleccionamos algumas actividades da Efacec, ligadas aos novos paradigmas ao nível de sustentabilidade energética, que são a mobilidade eléctrica, as redes inteligentes e as renováveis, as quais daremos a conhecer aos visitantes, esperando desse modo detectar novas oportunidades em mercados externos. Em qualquer destas actividades estamos envolvidos em projectos dos mais avançados a nível mundial e esperamos que isso seja uma vantagem que daremos a conhecer", afirma Pedro Silva.