MobiCar desperta interesse internacional

Do Mobi-e: O MobiCar – primeiro veículo eléctrico a utilizar tecnologia portuguesa, integrado na rede de carregamento Mobi.E – está a despertar as atenções na World Future Energy Summit (WFES), em Abu Dhabi. "Há várias entidades interessadas na transferência de tecnologia associada ao carro",afirmou à agência Lusa Manuel Oliveira, director de prototipagem do CEIIA (Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel).

Além de "entidades ligadas ao governo do Líbano", Manuel Oliveira adianta que existem outras empresas internacionais "interessadas na produção e comercialização do carro eléctrico português"

O projecto do MobiCar encontra-se ainda numa fase de protótipo, que compreende a construção de 350 veículos para pré-séries destinados a testes. A produção do veículo deverá iniciar-se no segundo semestre de 2012 pela V.N Automóveis, em Vendas Novas.

Em finais de 2010, numa entrevista ao Diário Económico, o presidente do CEIIA, Aloísio Leão, defendeu a existência de um novo paradigma de mobilidade associada ao automóvel: "Nos últimos salões automóveis internacionais não houve marca que não tenha apresentado um veículo eléctrico. O paradigma actual tem os seus dias contados".

Portugal não só está a investir na produção de carros eléctricos, como também está a desenvolver uma rede – Mobi.E – que assegura o abastecimento destes mesmos veículos, a nível nacional. Prevê-se que no final deste ano, o número de pontos de carregamento chegue aos 1300.