Fábrica de baterias em Aveiro é para avançar, Minho concorre a unidade da Mitsubishi

O primeiro-ministro português José Sócrates confirmou quarta-feira, 22, durante a cerimónia de entrega dos dez primeiros Nissan Leaf na Europa, em Lisboa, que o projecto da fábrica de baterias eléctricas em Cacia, Aveiro, não foi abandonado. A instalação da unidade que em conjunto com uma fábrica em Inglaterra fornecerá a Nissan na Europa vai decorrer durante o ano de 2011.

Entretanto, e segundo o Jornal de Notícias, o município de Monção anunciou que está na corrida para o acolhimento daquela que é apontada como a futura maior fábrica de baterias da Europa. A unidade da Mitsubishi necessita de uma área superior a 20 campos de futebol. Salvaterra-As Naves, na vizinha Galiza, também concorre ao mega investimento da marca nipónica, integrado na aposta nos carros eléctricos. Após notícias de deficiências na proposta galega, Monção fez saber através da AICEP que está disponível para acolher a Mitsubishi

O autarca de Monção José Emílio Moreira afirma no entanto que não está preocupado com a competição do município galego, já que as duas localidades estão separadas apenas pelo Rio Minho. "Se a fábrica (da Mitsubishi) vier a ser instalada do outro lado da fronteira, para nós continuará a ser uma localização muito boa", disse ao JN.