Gasolina e gasóleo mais caros em Portugal na próxima semana

Do Diário Económico: O comportamento dos mercados antecipa uma subida dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Tendo em conta que, segundo dados da Bloomberg, os preços subiram esta semana 4,73% e 3,02%, respectivamente, antecipa-se um aumento dos preços dos combustíveis já a partir de segunda-feira.

Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,254 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,474 euros por litro. São os preços mais elevados quer da gasolina quer do gasóleo desde o último trimestre de 2008, altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril.

De acordo com o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, o preço médio da gasolina 95 octanas praticado em Portugal é o nono mais caro em toda a União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 12ª posição no 'ranking' dos 27 países do espaço comunitário.

Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a quarta e sexta posição do 'ranking' europeu.