Nissan entrega os primeiros dez Leafs em Portugal

A Nissan entrega esta quarta-feira os primeiros Leafs em Portugal. Dez carros eléctricos são hoje entregues em Lisboa às empresas do consórcio Mobi.e, responsável pelo programa nacional de mobilidade eléctrica. Siemens, Efacec e EDP são algumas das empresas que recebem o novo veículo eléctrico. Também o Governo de Portugal terá um Leaf para utilização do primeiro-ministro José Sócrates em actos oficiais.

A Renault-Nissan, não sendo um parceiro oficial do Mobi.e, colabora com o projecto português, tendo testado os seus modelos naquele país ao longo dos últimos anos.

O projecto Mobi.e foi recentemente exportado para Malta e Portugal está em conversações com outras nações para a implementação de soluções baseadas no conceito português de mobilidade eléctrica, que se destaca por um modelo de negócio aberto à participação de diferentes empresas e fornecedores. Até Junho de 2011, Portugal terá cerca de 1.300 pontos de recarregamento a funcionar em todo o país.

O Governo de Portugal oferece incentivos fiscais na compra de veículos eléctricos, sendo a dinamização da rede de mobilidade um dos objectivos inscritos no Orçamento do Estado para 2011, recentemente aprovado.

Fonte: JN