Aposta eléctrica destaca Almada na Europa

Almada é uma das três cidades finalistas do prémio que anualmente distingue a participação "mais efectiva e inovadora" na Semana Europeia da Mobilidade. Riga, na Letónia, e Múrcia, em Espanha, são as outras candidatas ao título, que vai ser entregue a 14 de Março.

De acordo com o jornal PÚBLICO, citado pelo portal Mobi.e, "o júri que avaliou as candidaturas ao prémio destacou em relação a Almada o esforço na promoção de alternativas sustentáveis de mobilidade junto de diferentes públicos-alvo, bem como a impressionante variedade das medidas concretizadas a título definitivo".

Entre elas esteve o "lançamento do Flexibus (um serviço de transporte público em miniautocarros eléctricos), a instalação de pontos de carregamento de veículos eléctricos e a criação de uma passagem aérea ciclável e pedonal para ligar o campus universitário da Caparica ao pólo empresarial Madan Park", avança o jornal.


De Múrcia o júri destacou uma "mistura criativa de actividades para promover hábitos de transporte saudáveis e sustentáveis" e de Riga o "ambicioso programa de iniciativas". Gävle (Suécia), Budapeste (Hungria), Koprivnica (Croácia), Leão (Espanha), Copenhaga (Dinamarca), Nantes (França) e Ljubljana (Eslovénia) ganharam o prémio em anos anteriores.

Na nona edição da Semana Europeia da Mobilidade - que decorreu entre 16 a 22 de Setembro de 2010 - participaram 2221 vilas e cidades da Europa, do Brasil, Canadá, Equador, Argentina e Japão. Durante uma semana, promoveram actividades sob o tema Travel Smarter, Living Better, que em Portugal foi traduzido para ‘Viaje bem, viva melhor'.