Estudo: Portugueses querem carro eléctrico

O inquérito realizado pelo Jornal de Negócios, Inteli e CEIIA revela que mais de metade dos inquiridos já pondera adquirir um carro eléctrico. De um universo de pouco mais de duas mil pessoas, 55,4% mostra intenção de comprar um automóvel movido exclusivamente a energia eléctrica. Isto, apesar de 76,2% dos inquiridos considerar que ainda não existe informação suficiente sobre este tipo de veículos.


De acordo com os resultados divulgados hoje pelo Negócios, "do universo de pessoas que respondeu que não pensa adquirir um veículo eléctrico, 51,1% refere que isso se deve a não estar suficientemente esclarecido sobre os benefícios da mobilidade eléctrica".

Por seu lado, a importância da implementação da rede nacional de carregamento é corroborada pelo inquérioto, pois 74,4% das pessoas elegeram o acesso à rede como o aspecto que mais valorizam na altura de se decidir pela compra de um carro eléctrico.

Segundo os resultados deste inquérito – maioritariamente composto por pessoas do sexo masculino (76,6%) entre os 31 e os 65 anos (84,6%) – "o carro é o único meio de transporte utilizado nas deslocações diárias por 80,7% das pessoas inquiridas".

O Negócios escreve que os aspectos relacionados com a utilização diária dos veículos merecem "especial reelevo no inquérito que procura combater aquela que é eleita como a principal preocupação levantada pelas pessoas: a autonomia das baterias". De um modo geral, "os carros eléctricos tal como estão concebidos actualmente, dispõem de uma autonomia das suas baterias que anda entre os 150 e os 200 km".

Na edição de 29 de Março do Jornal de Negócios pode ler-se que "é curioso verificar que quando questionados sobre o número de quilómetros que percorrem diariamente, nenhum dos inquiridos referiu que faz mais de 100 km por dia, o que significa que a autonomia, mesmo sendo reduzida quando comparada com veículos a combustão, é suficiente para as necessidades diárias da totalidade das pessoas que responderam ao inquérito".

Fonte: MOBI.E