Existem presentemente sete modelos de automóveis eléctricos em comercialização ou em pré-reserva em Portugal que, segundo o Estado, cumprem todos os requisitos para serem abrangidos pelo programa de benefícios fiscais (que concede descontos até 6.500 euros).
São estes, e de acordo com a Portaria 468/2010 de 7 de Julho:
Smart 451 EV e 451 E (variantes cabrio e coupe)
Renault Fluence Z.E.
Mitsubishi i-Miev
Nissan Leaf
Citroën C-Zero
Peugeot ION
Mercedes Classe A E-CELL
Os preços
Uma vez que alguns destes veículos ainda só foram vendidos a clientes empresariais, nem todos os modelos têm à data o seu preço final publicamente divulgado. Outras marcas indicam o valor claramente nos respectivos sites:
Os Smart eléctricos são comercializados em sistema de leasing a 4 anos (ou 60.000 km). Na Alemanha, a mensalidade situa-se nos 700 euros. Em Portugal, o valor não é divulgado pela marca, que contudo indica que rondará os números alemães (link Smart). Para já, a Smart conta a Câmara Municipal de Lisboa entre os seus clientes empresariais.
O Renault Fluence ZE é vendido em Portugal a 21.620 euros, indica a marca francesa (22.000 € + IVA a 21% - 5.000 € de incentivo do Estado). O aluguer mensal da bateria custa 79 euros. (link Renault)
O Mitsubishi i-Miev é comercializado no território português a 35.250 euros, IVA incluído (link Mitsubishi).
O Nissan Leaf custa 30.850 euros já com o incentivo de 5.000 euros. Este foi o primeiro veículo eléctrico de última geração a ser vendido a empresas portuguesas (e ao Governo), no final de 2010. A Nissan prevê entregar os primeiros Leaf a particulares ainda durante o primeiro trimestre de 2011, segundo o site da marca em Portugal.
Sem indicação clara por parte da marca, o preço do Citroën C-Zero é estimado em cerca de 36.000 euros, antes do desconto de 5.000 euros (site).
O Peugeot ION, cujas primeiras unidades já foram entregues em Portugal, é comercializado a 31.350 euros (site da marca).
O Mercedes Classe A E-CELL tem um preço indicado de 24.314 euros (link).
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