Lisboa acolhe conferência de mobilidade eléctrica

Portugal é hoje um dos países mais avançados na Mobilidade Eléctrica. A Conferência Mobilidade Eléctrica, que decorre dia 30 de Março, das 9h às 13h30 na Fundação Champalimaud, em Lisboa, é ponto de encontro dos principais agentes deste mercado, juntando utilizadores e gestores, empresas tecnológicas e de serviços, construtores de automóveis, consultores, empresas de energia e os operadores da rede MOBI.E.


Pretende-se neste fórum promover a adaptação da sociedade à adopção deste novo paradigma e demonstrar o pioneirismo nacional na abordagem inovadora à Mobilidade Eléctrica sustentável através do MOBI.E, que tornou o país num verdadeiro laboratório de desenvolvimento e experimentação de soluções de mobilidade eléctrica – de sistemas, serviços e produtos, como o automóvel de nova geração.

Clique para aceder à página de inscrições da conferência

Programa:

09h00 Sessão de abertura
Pedro Santos Guerreiro, Director, Jornal de Negócios

09h05 UMA REVOLUÇÃO NA MOBILIDADE
João Dias, Coordenador, GAMEP - Gabinete de Apoio à Mobilidade Eléctrica em Portugal
Paolo Garella, Especialista Internacional do Sector Automóvel e Mobilidade
Nuno Lacasta, Gestor do Fundo Português de Carbono

10h35 Coffee Break
11h00 VEÍCULO ELÉCTRICO – UM CLUSTER INTERNACIONAL

Sector ELÉCTRICO
José Arrojo, Director de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Grupo ENDESA
Sector TECNOLÓGICO
Pedro Pinheiro, Business Development Electromobilidade, Siemens
Helena Silva, Directora do CEIIA
Luís Reis, Coordenador da Área Automóvel e Mobilidade, INTELI
Rui Avelãs Nunes, Business Development Manager para o sector Energy & Utilites, Critical Software
Sector AUTOMÓVEL
Guilherme Castro, Marketing Manager, Mitsubishi Motors
12h00 Encerramento Institucional
Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia e Inovação

12h30 Test-drives



Oradores:


Carlos Zorrinho
Secretário de Estado da Energia e Inovação

Doutorado em Gestão de Informação e Professor Catedrático do Departamento de Gestão da Universidade de Évora, foi Presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Economia e Gestão da Universidade de Évora em 2003 e 2004. Entre 1993 e 1995 foi Director do Mestrado em Organização e Sistemas de Informação da UE e Presidente do Conselho Directivo da Área Departamental de Economia e Gestão da Universidade de Évora.

Desempenhou vários cargos políticos, entre os quais Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna do XIV Governo Constitucional (2000/2002), Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa do XIVI Governo Constitucional (2005/2009),Coordenador Nacional do Plano Tecnológico do XVI Governo Constitucional (2005/2009),Coordenador Nacional do Ano Europeu da Criatividade e Inovação (2009), Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa do XVII Governo Constitucional (desde 2009), Coordenador Nacional do Plano Tecnológico do XIVII Governo Constitucional (desde 2009)



João Dias
Coordenador, GAMEP - Gabinete de Apoio à Mobilidade Eléctrica em Portugal

Coordenador do Programa para a Mobilidade Eléctrica em Portugal e Assessor do Primeiro-Ministro para as questões económicas. Mestrado em História Económica (London School of Economics) e Licenciatura em Economia (Universidade de Lisboa). Possui também o Mestrado e a Licenciatura em Psicologia (Instituto de Psicologia de Lisboa).


Paolo Garella
Especialista internacional na área do Sector Automóvel e Mobilidade

É desde 2009, consultor independente, estando actualmente a monitorizar o projecto P4/5 Competizione. Entre outros, geriu com sucesso o projecto New Stratos. Adicionalmente, é consultor da Brose, multinacional alemã, estando envolvido em múltiplos projectos avançados no sector automóvel. Entre 1999 e 2009, trabalhou na Pininfarina, onde Andrea Pininfarina lhe atribuiu a responsabilidade de liderar a task force responsável pela reestruturação dos serviços de engenharia do Grupo Pininfarina. Subsequentemente, foi chamado a desenvolver o “Departamento de Projectos Especiais” como uma área da empresa dedicada aos projectos especiais e à consultoria internacional. Por fim, desempenhou funções como responsável pela gestão do departamento de Engenharia e Manufactura de protótipos. Anteriormente trabalhou na Albatech, em Turim, onde durante 3 anos foi responsável por diversos projectos avançados e inovadores na área dos veículos híbridos e eléctricos. Durante 5 anos trabalhou no Centro Técnico Internacional da Goodyear, em Luxemburgo, como engenheiro de testes. Possui uma licenciatura em Engenharia Mecânica pelo Politécnico de Torino.


Nuno Lacasta
Coordenador, Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC) e Gestor do Fundo Português de Carbono

Trabalha em temas ambientais e de desenvolvimento sustentável há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Exerce presentemente as funções de coordenação da actividade do governo em matéria de alterações climáticas, dirigindo o Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas (CECAC) e gerindo o Fundo Português de Carbono. Entre 2004 e 2007 foi Director do Gabinete de Relações Internacionais do ministério do ambiente. Em 2007 coordenou a actividade do ministério durante a Presidência Portuguesa da União Europeia, incluindo a negociação da proposta de directiva relativa à inclusão da aviação no comércio europeu de licenças de emissão e a tarefa de negociador-chefe da UE duante a Presidência. É também professor auxiliar convidado de direito e políticas de ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Professor convidado de direito Comunitário do Ambiente e das Alterações Climáticas no Washington College of Law da American University, Washington, DC. Licenciado em direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, tem um mestrado (LLM) pelo Washington College of Law da American University.


José Arrojo
Director de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Grupo ENDESA

Engenheiro Industrial pelo ICAI (“Escuela Técnica Superior de Ingeniería” - Madrid), MBA pelo Instituto de Empresa e PDD por Harvard. Trabalha há 22 anos no Sector Eléctrico, na actualidade é o Director de Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Grupo ENDESA.
Anteriormente trabalhou 3 anos na ABB-Cidespa e 5 anos no Instituto Nacional de Industria, com responsabilidades nas áreas de Investimentos e Tecnologia nos sectores da Energia e Equipamento.

Assim mesmo, durante 10 anos compatibilizou as suas actividades profissionais com a docência universitária, sendo professor de Sistemas Eléctricos na Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais do ICAI.

Representa a ENDESA em diversas plataformas tecnológicas e foros sectoriais nacionais e internacionais. Na actualidade, preside a Plataforma Tecnológica Espanhola da Eficiência Energética.


Pedro Pinheiro
Business Development Electromobilidade, Siemens

Desempenha desde 1999 funções de Business Development na área de Sistemas de Contagem de Energia da T&D Solutions no Sector Energy da Siemens,SA. Actualmente coordena o desenvolvimento do projecto Mobi.E, na componente do Home Charging. Anteriormente desempenhou funções técnicas na Landis & Gyr, Lda e Projecontrol - Sistemas Electrónicos, S.A.. Entre 1996 e 2000, participou em projectos de referência, tais como o SIME – Sistema de Informação do Mercado Eléctrico da REN, Telecontagem na EDP, Central de Coloane “B”da CEM – Macau, entre outros. É licenciado em Engenharia da Produção Industrial, ramo Mecânica e Electrotécnica na Escola Superior deTecnologias e Artes de Lisboa e PGER – Energias Renováveis, pela Faculdade de Ciências Economicas e Empresariais, da Universidade Católica Portuguesa.

Helena Silva
Directora do CEIIA

Licenciada em Engenharia de produção e mestrado em gestão e estratégia industrial com tese em “Processos de desenvolvimento de produto na indústria automóvel: Caso da VW” pelo ISEG. Frequentou o Doutoramento do Programa EDAM – “Engineering Design and Advanced Manufacturing” do MIT-Portugal. Trabalhou 4 anos (1997/2001) na Volkswagen Autoeuropa (Divisão de Planeamento de Produção e na Fábrica Piloto). Em 2001 integrou a equipa da INTELI, onde desenvolveu o projecto CEIIA e mais tarde o Centro de Engenharia do CEIIA. Entre 2001 e 2009 coordenou e participou em vários projectos, entre os quais se destacam: Programa INAUTO, criação da REDIA, Projecto P3, Grupo de trabalho GTDIA e PASA, PCT da Mobilidade e respectivo plano de acção. É actualmente Directora do CEIIA.

Luís Reis
Coordenador da Área Automóvel e Mobilidade, INTELI

Luis Reis é Gestor dos Programas Automóvel e Mobilidade na INTELI – Inteligência em Inovação desde 2000, com responsabilidade na coordenação de projectos, actividades de investigação e desenvolvimento de conhecimento associados aos mercados, produtos, serviços e tecnologias das indústrias da mobilidade.
É responsável pela coordenação do projecto da Mobilidade Eléctrica na INTELI desde o arranque em início de 2008, em colaboração com o GAMEP – Gabinete para a Mobilidade Eléctrica em Portugal e um vasto conjunto de parceiros tecnológicos e de mercado.
A formação académica inclui uma Licenciatura em Engenharia Química e um Mestrado em Engenharia e Gestão de Tecnologia, ambos no Instituto Superior Técnico. É aluno de doutoramento do Programa MIT Portugal.

Rui Avelãs Nunes
Business Development Manager para o sector Energy & Utilites, Critical Software

Desde 2009 desempenha funções de Business Development Manager para o mercado global na área de Energy & Utilities, sendo responsável pelo sector da Energia da Critical Software, S.A., empresa de engenharia de software sedeada em Coimbra, com centros de desenvolvimento em Lisboa e Porto, e subsidiárias em Southampton (Reino Unido), San Jose (EUA), Bucareste (Roménia), São Paulo (Brasil), Maputo (Moçambique) e Luanda (Angola).

Coordena o desenvolvimento dos produtos csEMS (sistema integrado de gestão da produção de energia) e csSBMS (sistema integrado de gestão de edifícios inteligentes) estando envolvido no desenvolvimento do csNMS (sistema integrado para a gestão de redes de carregamento eléctrico) a ser desenvolvido para o programa Mobi.E, e a componente de smart charging.
É licenciado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra e pós-graduado em gestão de projectos “PMP Best Practioner Program®”.


Guilherme Castro
Marketing Manager, Mitsubishi Motors

Desempenha funções na Mitsubishi Motors de Portugal desde 1997, e é Marketing & Product Manager e líder de projecto de lançamento do i-MiEV Electric Vehicle, na empresa desde 2009. Anteriormente foi Market Manager na Beiersdorf Portuguesa e Marketing Manager at After Sales Division na C. Santos CI. É licenciado em Engenharia Mecânica, pela Faculdade de Engenharia do Porto e possui um MBA pela Universidade Católica Portuguesa

Clique para aceder à página de inscrições da conferência