China quer autocarro eléctrico made in Portugal

O grupo industrial chinês BYD (Build Your Dreams) está interessado em Portugal. "Queremos vender automóveis eléctricos no mercado português, mas também estamos abertos a montar um projecto industrial destinado a produzir os nossos autocarros eléctricos", declarou o director-geral sénior da BYD Henry Li, à margem do Salão Automóvel de Genebra, ao semanário Expresso.

"Creio que há possibilidade de estudarmos formas de cooperação com unidades industriais portuguesas para fabricarmos autocarros no mercado português", adiantou.

"A actual política promovida pelo Governo português incentiva a utilização dos veículos eléctricos, o que torna Portugal num dos países mais atractivos da Europa ao nível da rede de infraestruturas para a mobilidade eléctrica", justificou o responsável da BYD, referindo-se à rede Mobi.e. Portugal é um dos únicos países que já dispõe de um sistema uniformizado e de acesso universal de carregamentos eléctricos, contando ainda com um pacote de incentivos fiscais à compra de carros eléctricos.

A chinesa BYD comercializou 520.000 veículos convencionais em 2010 e mais de mil unidades eléctricas no gigante asiático, e é um dos grupos industriais que mais aposta a nível mundial no crescimento do sector eléctrico.

BYD chega a Portugal em 2012

De acordo com o Diário Económico, os carros chineses da BYD, fabricante automóvel representada em Portugal pela Hipogest, vão entrar no mercado europeu em 2012. "O veículo e6-Eco conseguiu a homologação na Europa e chegará a Portugal no próximo ano", revelou Duarte Guedes, administrador da Hipogest.

Numa fase inicial, a empresa liderada por Hipólito Pires irá avançar com alguns projectos-piloto com câmaras municipais e empresas como a EDP, que já contactou. "Os veículos eléctricos estão na ordem no dia. Como tal, é o momento certo para apresentarmos a marca ao mercado nacional", reforça o administrador da Hipogest.

Um dos modelos na calha é o E6-Eco 2012, um ‘crossover' de cinco lugares, que está equipado com uma bateria de ferro da BYD e tem uma autonomia prevista de 300 quilómetros em estrada urbana. Para carregar este veículo eléctrico são precisos apenas 40 minutos, com um carregador rápido de 100 KW.

Além deste modelo, aguardam ainda "autorização" para andar nas estradas europeias os S6DM SUV, o primeiro todo-o-terreno eléctrico com tracção integral, e o e-Bus K9, um autocarro movido a electricidade com bateria de ferro.